EVENTOS

O “II Encontro de Tradução: discussões sobre língua e cultura" é uma iniciativa do TraCEF (Grupo de Pesquisa Tradução, Cognição, Ensino e Funcionalismo - CNPq/UFSC/UFFS/UFJF) e coordenado pelas professoras Camila Teixeira Saldanha (UFSC), Maria José Laiño (UFFS) e Noemi Teles de Melo (UFJF). O evento tem como objetivo promover um espaço de debate voltado à área dos Estudos da Tradução, abarcando diversos temas e perspectivas no âmbito desta disciplina. Neste encontro são contempladas 6 áreas temáticas que abrangem os Estudos da Tradução e a Interpretação, a saber: Tradução literária, Tradução e ensino de língua estrangeira, Tradução de quadrinhos, Tradução jornalística, LIBRAS e Tradução audiovisual.


O evento acontecerá nos dias: 29/10, 05/11, 12/11, 19/11, 26/11 e 03/12, das 15h às 18h (horário de Brasília).


10 a 15 de Novembro

Presencialmente, com o incentivo do Funcultura do Governo de Pernambuco, e online/na rede, com o incentivo da Prefeitura do Recife, reunindo programações que se complementam e buscam alcançar mais interessados.

A grande novidade desta sexta edição é a mostra competitiva de curtas com Libras. Iniciativa inédita, que vai premiar intérpretes de Libras, surdos ou ouvintes, assim como já fazemos com audiodescritores. Também tem surpresas quanto à programação remota voltada para a linguagem cinematográfica, campo de conhecimento que deve ser cada vez mais compreendido pelos audiodescritores, intérpretes e legendistas que desejam atuar no cinema.

O que permanece é a essência de motivar o público com deficiência a experienciar a diversidade de gênero fílmicos; de unir profissionais da cadeia produtiva do audiovisual, especialmente os de acessibilidade; de pensar sobre conceitos, critérios, técnicas, práticas e saberes; de compartilhar nossas dúvidas, vivências, alegrias; e de fortalecer nossa cumplicidade na construção de tempos mais inclusivos e esperançosos.

Liliana Tavares

Idealizadora e coordenadora


EVENTO PRESENCIAL E ON-LINE


i encontro de tradutores e intérpretes do sintra

19 a 21 de novembro